Friday , September 20 2019
Home / portugal / Governo Regional e EEM apresentam miniautocarro eléctrico no Porto Santo

Governo Regional e EEM apresentam miniautocarro eléctrico no Porto Santo



O vice-presidente do Governo Regional da Madeira, Pedro Calado, participa, este sábado (17 de Agosto), na sessão pública de demonstração de miniautocarro eléctrico, no Porto Santo.

An iniciativa integrate projecto 'destinations', que junta a vice-presidência do Governo, an Agência regional da Energia and Ambiente da Região Autónoma da Madeira (AREAM), a Moinho Rent-a-Car ea UIC – Unidade de Indústria Automecânico do Centro , no contexto da estratégia 'Porto Santo Sustentável – Smart Fossil Free Island' and the candidatura da ilha do Porto Santo a Reserva da Biosfera da UNESCO.

“Esta é estratégia do Governo Regional para a Região. Nós começamos no Porto Santo, porque tem características que potenciam este tipo de experiências ”, come on the por dalas calado aos jornalistas de sequencia de uma reunião que serviu para fazer o‘ ponto da situação ’do projecto en as enviros

"Se há um ano atrás ou mesmo há dois viéssemos apresentar este projecto, com certeza que alguém diria que estávamos a ser utópicos", real Calado a propósito das críticas ao projecto.

Por outro, vincou: "Com esta equipa, com estas pessoas a trabalhar e com esta maneira de ser e de estar, não só é possível sonhar, como também é possível concretizar. 'Smart Fóssil Free Island', which exempts daquilo que nós estamos a fazer.

"Queremos para o Porto Santo uma ilha sustentável em termos ambientais", sublinhou, relembrando alguns dos passos que foram dados no contexto deste projecto (como por exemplo a substituição da iluminaria pública por LEDS), beam comido algumas.

“Estamos trabalhar num sistema de baterias que vai permitir um menor consumo para gasto público em termos de energia, uma poupança para o município da Ilha Dourada (…) estamos a substituição dos antigos contadores analógicos dos portas moradiges 4.500 contadores inteligentes, o que vai permitir aos locais fazer uma melhor gestão do consumo; no ano passado fizemos um projecto com a Renault Francesa que disponibilizou 20 viaturas eléctricas para uso no porto santo, que tem sido igualmente um sucesso e ainda hoje utilizámos u viatura para o transporte cérica centro el centro.

Tratam-se, nas suas palavras de “várias peças do puzzle” que o governo regional esta montar na Ilha Dourada e que tem vindo a despertar o olhar de “grandes empresas internacionais, nóo só do sector automóvel, mas também do sector energético para o Porto Santo ”. Um projecto projecto pioneiro nível internacional ”, frisou.

No que toca viatura apresentada esta manhã, trata-se de um autocarro eléctrico com capacidade para 22 lugares, que estará à experiência durante esta semana.

Central permitirá incremento de 60% na produção de energias renováveis

A comitiva visitou as obras de construção da nova Central de Baterias da Empresa de Electricidade da Madeira (EEM), que visa optimizar a eficiência da central térmica e incrementar et aproveitamento das energias renováveis ​​na ilha do Porto Santo.

Um projecto inovador recorre a baterias de iões de lítio, num investimento de 4 milhões de euros, and proporcionar e incremento de electricidade produzida a partir de fontes de energia renovável, em cerca de 60%.

Esta nova central terra uma capacidade de 4 MegaWatt (MW) (potência auf du grupos geradores da central Térmica do Porto Santo) and your capacidade de armazenamento de energia de 3 MegaWatt-hora (MWh).

Este investimento está integrado na estratégia delineada pelo Governo Regional, através da EEM, para atingir a meta de 50% de electricidade com origem em fontes renováveis, u estratégia que se encontra definida nos planos de acção para a energia sustentável das Porto Santo, desenvolvidos no âmbito do Pacto das Ilhas, a qualification of Região Autónoma da Madeira aderiu em 2011.


Source link